:::: MENU ::::

sexta-feira, 30 de outubro de 2009



Certificação profissional é um processo voluntário em que os indivíduos são avaliados diante dos padrões e normas predeterminados para conhecimento, habilidades e competências, e aos aprovados concede-se uma credencial válida por tempo determinado.

Modelo restrito basicamente ao reconhecimento de competências para o reconhecimento de competências para o exercício de uma atividade laboral. Pouco articulada à educação formal e programas educacionais (apenas pontualmente).

A certificação profissional estabelece controle em face da diversidade de instituições dedicadas a formação profissional.

Objetivos da Certificação
  • Reconhecimento formal dos conhecimentos, habilidades, atitudes e competências dos indivíduos requeridos pelos sistemas produtivos tomando como base padrões previamente estabelecidos.
  • Melhor organização do mercado de trabalho sob a ótica das funções laborais.
  • Padrão produtivo que atendam melhor ao consumidor/usuário.
  • Buscar atender as exigências de padrão de qualidade segundo parâmetros da competitividade internacional.
  • Inserir indivíduos em processo de educação profissional permanente.
  • Referência e garantia às empresas na contratação de trabalhadores e para programas de formação ou de treinamento.
A certificação normalmente exige a avaliação, incluindo o teste, e uma avaliação da instrução e/ou da experiência.


Tipos de Certificação

Existem dois tipos básicos de certificação: Proprietárias e Não-Proprietárias.

Proprietárias: Este tipo de certificação oferece conhecimento, habilidades e competências, sempre buscando se referir a produtos/serviços de marcas específicas. Desta forma capacita e certifica o profissional em produtos e serviços específicos. Exemplo: Cisco, 3Com, etc.

Não-proprietárias: Estas certificações profissionais oferecem conhecimento, habilidades e competências, sempre buscando referências em padrões e normas nacionais e/ou internacionais com total transparência a marcas e fabricantes. Nesse formato de certificação o conteúdo teórico e aplicações práticas são intensamente baseados em políticas, regulamentações, padrões e normas nacionais internacionais, tais como: IEEE, WIFI Alliance, WiMax Fórum, ETSI, ZigBee Alliance, WLANA, FCC, ISO, WiMedia Alliance, CompTIA, Anatel, entre outros.

Aos profissionais certificados geralmente é emitido um certificado que atesta o encontro da plenitude do conhecimento e aplicabilidade dos padrões da organização autora da certificação através da titulação que se faz tornar público tal credencial sob acrônimos, como por exemplo, WCET.


Por que a certificação desejável?

São inúmeras as vantagens na busca da certificação. A certificação transforma-se um reconhecimento público da realização profissional, tanto dentro como fora da profissão. Para muitos indivíduos, conseguir a certificação transforma-se um objetivo profissional pessoal, uma maneira de testar e mensurar seu conhecimento. Outros vêem a certificação como uma ajuda ao avanço na carreira.
Extraído e adaptado do site da Lancore

domingo, 25 de outubro de 2009

Outro dia futucando os complementos do Firefox (uso 15 complementos), encontrei mais um daqueles complementos que a Mozilla cria e disponibiliza pra comunidade, desta vez o complemento era o Personas.


WTF Firefox Personas?

O Firefox Personas nada mais é que um complemento que facilita a vida de quem enjoa com facilidade da aparência do seu navegador. Com ele é muito mais rápido e simples de mudar o tema.


E o openSUSE, onde entra?

Pois é, devido a essa facilidade, resolvi criar um tema =)
http://www.getpersonas.com/en-US/persona/61853

Raul openSUSE.png  no Aviary
Raul openSUSE
Se vocês observarem quem é o autor no site, vai ver que não sou eu - Explico:
Eu criei e mostrei para o pessoal da lista de discussão de Marketing do openSUSE, só que mandei ele solto(as imagens separadas, onde cada um deveria colocar as imagens no lugar). Foi então que sugeriram que eu colocasse o link do tema já pronto, porém não estava conseguindo, devido a um problema no site não estava aceitando imagens em JPG e as em PNG não atendiam ao tamanho de arquivo exigido(2500x200 em no máx 300KB).
Foi ai então que uma alma louvável conseguiu fazer esse favor pra mim(meus sinceros agradecimentos ao Hemipwr54!).


firefox,opensuse,blogmaru,personas
Clique para ampliar

Instalação

É ridícula! Depois do Peronas instalado, em apenas colocar o mouse por cima já é possível experimentar o tema. Se quiser utilizar, clique no botão "wear this"

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Novo padrão de plugues e tomadas chega ao comércio em 2010

Os novos plugues terão somente pinos redondos, na versão de dois e três pinos. Os plugues com pinos chatos não poderão mais ser vendidos. [Imagem: Inmetro]

Novas tomadas e novos plugues

Novas tomadas elétricas passam a ser obrigatórias a partir de 2010 e o Brasil concluirá em 2011 todas as etapas do processo de criação do padrão brasileiro de plugues e tomadas, que passarão a estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A padronização tornou-se obrigatória por meio de uma portaria do instituto publicada em 2000. Naquele ano foram estabelecidos diferentes prazos para que os vários segmentos da indústria adotem as novas regras a partir de janeiro de 2010, com todo o processo de conversão concluído, inclusive por parte do comércio, a partir de julho de 2011, quando os aparelhos elétricos e eletrônicos à venda terão que estar adaptados.

Calendário para adoção das novas tomadas

Pelo calendário divulgado pelo Inmetro, em 1º de janeiro do próximo ano vence o prazo para que os fabricantes de aparelhos eletroeletrônicos parem de produzir e para que os importadores deixem de comprar equipamentos com plugues antigos. Em 1º de outubro de 2010, vence o prazo para que os fabricantes e os importadores não comercializem mais para o varejo produtos com plugues antigos. A partir dessa data, os produtos devem sair de fábrica e ser importados com os pluguesnovos, já no novo padrão.

Em 1º de janeiro de 2011, vence o prazo para que o comércio varejista deixe de vender, de maneira avulsa, plugues e tomadas do modelo antigo. A etapa final está prevista para 1º de julho de 2011, quando vence o prazo para que o comércio varejista pare de vender aparelhos eletroeletrônicos com o plugue antigo.

Somente pinos redondos

Segundo o chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster, hoje o Brasil tem mais de 12 tipos diferentes de plugues e oito de tomadas. "Essa diversidade toda causa uma série de situações de riscos. A incompatibilidade levava a que o consumidor adotasse uma série de opções sem qualquer segurança, como lixar o pino do plugue. Além, naturalmente, da perda da energia elétrica, transformada pela irregularidade em calor com risco ao usuário."

Para ele, o mérito da padronização que está sendo adotada pelo Inmetro é exatamente o aumento da segurança. "A tomada e o plugue, como hoje são feitos, permitem o que chamamos de inserção parcial. A finalidade da padronização que vem sendo discutida desde o final da década de 90 tem esse objetivo da segurança."

Com a adoção do padrão, o mercado brasileiro passa a ter apenas dois modelos de plugues e tomadas: de dois e de três pinos redondos. O Inmetro informou ainda que o pino chato desaparece.

Continua...

Tomadas compatíveis

O consumidor brasileiro não terá que se preocupar, em um primeiro momento, com a decisão do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) de padronizar plugues e tomadas, em todo o país. A afirmação é do chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro,

Segundo Gustavo, o consumidor não terá que se preocupar em um primeiro momento. "Apesar dos 12 tipos de plugues diferentes e dos oito tipos de tomadas com que convivem os brasileiros atualmente, o consumidor, de maneira geral, não terá que tomar nenhuma grande atitude em um primeiro momento para trocar plugue ou tomada de sua casa, uma vez que 80% dos plugues antigos utilizados no país se conectam à nova tomada", avaliou.

Segundo Kuster, as mudanças para o consumidor final terão início a partir de 1º de janeiro de 2010, quando ele for comprar equipamentos como refrigerador, máquinas de lavar roupa, ar-condicionado e micro-ondas. "Para [usar] esses equipamentos, ele terá que trocar a tomada de sua casa", explicou.

Padronização de plugues e tomadas

O processo de padronização de plugues e tomadas no Brasil está em discussão no âmbito do Inmetro há cerca de duas décadas, mas só será concluído em 1º julho de 2011. "A partir dessa data, o comércio não poderá vender mais nenhum produto fora do novo padrão, seja ele nacional ou importado", disse Kuster.

Ele acredita, entretanto, que a partir de 1º de janeiro de 2010 começarão a chegar ao mercado aparelhos eletrodomésticos com o novo padrão. "O que estamos fazendo é dando prazo para que os setores envolvidos deem maior segurança ao que produzem ou vendem para o consumidor. São medidas que evitarão que ele sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que geralmente descarregam corrente elétrica excedente", disse, lembrando que "muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos já estão com seus plugues e tomadas adaptados, como é o caso das TVs e geladeiras".

Novos plugues e tomadas - veja o que muda

Veja o que muda com a padronização de plugues e tomadas, segundo o Inmetro:

  • Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos.
  • Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos.
  • O terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação elétrica residencial disponha desse recurso.
  • Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica de que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Terão um diâmetro para aparelho que operam com até 10 amperes e outro para os que operam entre 10 e 20 amperes. Isso impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado a instalação de até 10 amperes, sobrecarregando-a.
  • Em alguns casos, o consumidor terá que trocar as tomadas antigas por novas que estejam dentro do padrão para poder conectar aparelhos com plugues padronizados.
  • Em alguns casos será necessário o uso temporário de adaptadores certificados pelo Inmetro, para conectar aparelhos com plugues fora do padrão a instalações elétricas que estejam dentro do padrão, bem como de aparelhos com plugues padronizados a instalações elétricas com tomadas não padronizadas.

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Novo padrão de plugues e tomadas chega ao comércio em 2010. 21/10/2009. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/artigo=novo-padrao-plugues-novos-plugues-novas-tomadas. Capturado em 23/10/2009.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Não sei se vocês sabem mas a rede social em torno do mundo openSUSE é ativa(pacas!). É comum você ser "amigo" dos desenvolvedores, coordenadores, contribuintes ou simples usuários da distro, com o pequeno detalhe deles serem de diversas partes do planeta(Alemanha, Japão, Inglaterra, EUA, Espanha, Portugal...).

Enfim, outro dia, estava eu a ver o superDebian que o amigo S.Kemter criou e eu achei maravilhoso! Eu sou um amante do Debian(só comecei a usar openSUSE pq o Debian 4 não tinha drive pro meu HD - não consegui instalar, logo, tive de procurar outra distro). Foi então que eu, via Facebook, perguntei: "E o superSUSE?", e ele respondeu: "Maybe next time ;)". E assim ele fez. Aqui uma citação em seu blog:
[...]
"Das hier ist jetzt für Raul Libório und alle anderen, die deshalb gefragt haben."
[...]
Aos que não entenderam (hunf, coisa simples!) ele disse:
"Este agora é para Raul Libório e todos os outros que pediram por isso."


Veeeshhh! Que moral hein hehehe!
Valeu S.Kemter! Você é o cara! (Thanks S.Kemter, You're the guy!)
Gostei pacas, De verdade =)
O post original está aqui: http://karl-tux-stadt.de/ktuxs/?p=1687

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Edição #93:
http://pt.opensuse.org/Notícias_da_semana_no_openSUSE/93

Como puderam perceber eu estive bastante ausente do blog, mas tudo isso tem uma explicação:

Eu trabalho - logo, pouco tempo me resta(na verdade só as madrugadas)
Notícias da Semana openSUSE

Notícias da Semana openSUSE

O objetivo deste boletim é fazer um resumo do que é mais relevante que acontece dentro e à volta da Comunidade openSUSE. Os temas recorrentes incluem:

  • Anúncios
  • Dicas e truques
  • Encontros e eventos passados
  • Encontros e eventos futuros
  • Colaboradores, Build Service, Bugzilla e Estatísticas de Tradução
  • ..e muito mais!

E nessa semana:

A equipe de tradução brasileira do Notícias da Semana é formada por mim (Raul Libório), Luiz Fernando Ranghetti(¡ElCheVive!) e o Alexandremrj

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Recentemente comprei um disco de 500GB, pra brincar em casa e fazer meus testes. Eu geralmente gosto de brincar com várias partições (vide post onde eu faço um tri-boot). Neste disco de 500GB não foi diferente, a não ser pelo fato dele estar "bichado". Estalava mais que catraca de bicicleta na troca de marcha. Enfim... Troquei o disco defeituso e... Adivinha! Peguei outro com o mesmo problema!. O F*d@ é que eu já tinha colocado meu backup nele!
Mas enfim... peguei outro disco, consegui recuperar meu backup e agora tá na hora de devolver o disco, mas...não pode ir com nossos dados né!
Nesse post vamos aprender a usar o FDISK, uma ferramenta bastante útil nessas situações: Formata, Cria, Edita, Move, Redimensiona.. enfim, faz misérias...

Listando os discos
O primeiro passo é saber em qual disco você vai trabalhar. Usando o comando:
# fdisk -l
Você conhecerá todos os discos conectados e ligados. Até mesmo aqueles discos que não estão montados serão expostos.


Entrando no fdisk
Após localizado, hora de agir:
# fdisk -u /dev/sdb
Nessa situação, meu disco "Bichado" foi conectado e recebeu o /dev/sdb como seu dispositivo.


Lista de opções
Nada mais justo, nada mais justo, como diria Senhor Donizildo na charge com o Chuq Nóia xD
Depois de estar dentro, o mais conveniente é saber usar suas funcionalidades.

Bom, não tenho muito o que dizer. As opções se auto explicam. Ok, está em inglês, mas.. fala sério! Usa o translator!

Listando os tipos de partições
O Fdisk trabalha com vários sistemas de arquivos. Vários eu não conhecia, alguns ouvi falar mas em grande parte nem sabia que existia. Pra não chamar de ferramenta do vovô, veja que ele suporta até de VMware =D


Exibindo a tabela de partições
Agora que vocẽ já se familiarizou com a ferramenta, hora de mostrar o que você veio fazer aqui. Primeiramente veja quais são suas partições, o que você quer e não quer, tome nota se prepare pra derrubar!

  1. Em azul: Duas partições NTFS (C e D, respectivamente)
  2. Em vermelho: área que o Windows cria para sua segurança de seu sitema de arquivos NTFS (??LOL??)
  3. Em verde: É a raiz ("/") e o meu home ("/home"), usando o EXT3

Removendo uma partição
Como em qualquer lugar, o processo de remoção é altamente intuitivo, é incrível como nós seres humanos temos esse dom de achar essas funcionalidades. Mas enfim, voltando... A opção "d" pedirá qual é o número da partição que deve ser removida.


Criando uma partição
Concordemos que tudo que desce possui uma subida incerta, mas nessa situação, é de lei! Recriamos a parição com o botão "n", definimos se será uma partição primária ou extendida. É importante vocês conhecerem sobre isso, mais informações podem ser obtidas aqui


Criando uma partição extendida
EU sei que vocês leram e estão sabendo sobre partições extendidas...

Observem o erro. Ele ocorreu porque a partição primária já ocupa aquele dispositivo (/dev/sdb1). As partições que vierem na sequência devem alocadas após ela.

Finalizando o disco
Hora de finalizar o disco e verificar se deu tudo certo. Tudo o que você fez ainda não tem validade. Apenas após de escolher a opção "w" que as alterações serão aplicadas ao disco.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

1. Verificar a existência do arquivo '/etc/localtime'. Se este arquivo existir verifique se ele é um link simbólico. Uma das formas de fazer esta verificação é executar o seguinte comando:
$ file /etc/localtime
localtime: timezone data
A saída acima indica que se trata do próprio arquivo com dados de timezone. A saída abaixo indica um link para o arquivo.
$ file /etc/localtime
localtime: symbolic link to `/etc/localtime'
Não é recomendado possuir o arquivo /etc/localtime como link simbólico. Sistemas cujo diretório /usr é acessivel (não tiver sido montado, por exemplo) no momento de inicialização da máquina, os dados do arquivo localtime não serão lidos.

2. Verificar se existe algum arquivo no diretório /usr/share/zoneinfo/Brazil que contenha informações relativas a outros anos. Normalmente este arquivo tem extensão ZIC (.zic).

a) Se não existir um arquivo com tais dados então crie um novo (verao.2009.zic por exemplo) no diretório /usr/share/zoneinfo/Brazil/. Este arquivo deverá conter as seguintes linhas:

Rule Brazil 2009 only - Oct 18 00:00 1 S
Rule Brazil 2010 only - Feb 21 00:00 0 -

Zone Brazil/East -3:00 Brazil BR%sT

b) Se existir um arquivo com dados de outros anos basta inserir as linhas acima ao final do arquivo existente.

As duas primeiras linhas de configuração acima informam quando se inicia o horário de verão, quando termina e qual é a ação tomada. Lembre-se de que no início do horário de verão a hora local é acrescida em uma (1) hora.

A última linha informa qual arquivo será modificado pelo comando 'zic'. No exemplo acima será o arquivo 'East' (dentro do diretório Brazil). Esta linha também informa qual o timezone original da região - no caso de São Paulo (East) temos UTC-3. Caso você esteja utilizando um timezone diferente do adotado em São Paulo (East) modifique estes parâmetros para o timezone de sua região:

#Fuso horario do Arquipelago de Fernando de Noronha:
Zone Brazil/DeNoronha -2:00 Brazil FN%sT

#Fuso horario dos estados a Leste
Zone Brazil/East -3:00 Brazil BR%sT

#Fuso horario dos estados a Oeste (AC, AM, RO, RR, MS, MT)
Zone Brazil/West -4:00 Brazil AM%sT

* Parâmetros definidos pela glibc presente em sistemas Linux, disponível para download em http://www.gnu.org/

3. Uma vez feitos os devidos ajustes no arquivo 'verao.2009.zic' execute o comando 'zic':

# zic verao.2009.zic

Neste caso em particular o comando atualizará o arquivo East.

4. Para verificar se as configurações corretas foram feitas execute o comando 'zdump', conforme as orientações abaixo (troque East pelo timezone de sua região):

# zdump -v Brazil/East

Você deverá obter uma saída como esta:

Brazil/East Sun Oct 19 02:59:59 2009 UTC = Sat Oct 17 23:59:59 2009 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
Brazil/East Sun Oct 19 03:00:00 2009 UTC = Sun Oct 18 01:00:00 2009 BRST isdst=1 gmtoff=-7200
Brazil/East Sun Feb 16 01:59:59 2010 UTC = Sat Feb 20 23:59:59 2010 BRST isdst=1 gmtoff=-7200
Brazil/East Sun Feb 16 02:00:00 2010 UTC = Sat Feb 20 23:00:00 2010 BRT isdst=0 gmtoff=-10800

Note que em "Sat Oct 17 23:59:59 2009 BRT" o sistema ainda não está no horário de verão (indicacao 'BRT'). No segundo seguinte as modificações do horário de verão entram em vigor, adiantando o localtime em uma hora: "Sun Oct 18 01:00:00 2009 BRST" (O horário mostrado ao usuário passará para 1 da manhã e não para meia-noite,
mostrando o adiantamento do horário).

Em "Sat Feb 20 23:59:59 2010 BRST", o horário de verão terminará no segundo seguinte, com o localtime sendo então atrasado em 1 hora: "Sat Feb 20 23:00:00 2010 BRT" (o horário mostrado ao usuário voltará para 23:00).

5. Por último, se o arquivo /etc/localtime não for um link para o arquivo /usr/share/zoneinfo/Brazil/East, deve-se copiar o arquivo East para /etc/localtime

cp East /etc/localtime

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Segue abaixo a tradução do anúncio do openSUSE 11.2 RC1:

Estamos a caminho do openSUSE 11.2! Hoje estamos felizes em anunciar o primeiro ‘release candidate’ para o openSUSE 11.2. Este lançamento inclui várias correções e inclui algumas correções e várias atualizações, incluindo o GNOME 2.28 final, kernel Linux 2.6.31.3 e muitos outros.

Como o primeiro ‘release candidate’ do openSUSE 11.2, ele deve estar quase pronto para o lançamento final. No entanto, ainda existem alguns problemas conhecidos restantes e o propósito do ‘release candidate’ é descobrir qualquer problema maior antes do 11.2 final. Ele não é indicado para sistemas em produção, mas está pronto para contribuidores que querem ajudar com os testes e desenvolvimentos do 11.2.

O que há de novo no openSUSE 11.2?

A nova versão inclui as últimas versões de todos os tipos de software e fornece:

  • Upgrade de versão ao vivo. Não há a necessidade de parar de trabalhar enquanto faz o upgrade entre o openSUSE 11.1 e o openSUSE 11.2
  • Suporte a várias redes sociais como Facebook, Twitter e identi.ca
  • Executar o openSUSE a partir de um pendrive USB (especialmente par isto pedimos a você que teste)
  • Para mais coisas novas, verifique esta página da wiki

Alterações desde o openSUSE 11.2 Milestone 8

O RC 1 inclui alguns novos pacotes e vários dos “bugs mais irritantes” no Milestone 8 foram corrigidos neste lançamento. Os novos pacotes incluem:

  • Kernel Linux 2.6.31.3
  • GNOME 2.28
  • PulseAudio 0.9.19
  • Evolution 2.28
  • Qt 4.5.3
  • SeaMonkey 2.0 RC 1

Uma lista mais completa pode ser encontrada na the wiki e uma lista atualizada dos pacotes no Factory pode ser encontrada no DistroWatch.

O 11.2 está ficando fantástico. Quer capturas de tela? Nós temos! Veja-as aqui e/ou adicione-as você mesmo.


Bugs mais irritantes

Como este é um ‘release candidate’, o 11.2 RC1 ainda contém alguns bugs que já conhecemos,mas não deve impedir os corajosos contribuidores e testadores. Os bugs mais irritantes no 11.2 RC 1 são:

  • Bug 545753: O ícone do GNOME está apenas parcialmente visivel durante a seleção da área de trabalho na instalação via DVD.
  • Bug 544079: sonar: o painel gdm contém GtkComboBox que está ilegível.
  • Bug 546359: Mensagens “not a regular file or has tail and normal blocks” no console durante a inicialização causadas por um bug no preload.
  • Bug 546838: travemento “leve” ao desligar no qemu.
  • Bug 540482: Reinicialização falha ao reinicializar o computador.
  • Bug 543468: todos os repositórios são perdidos ao atualizar.

Você pode rastrear os bugs mais irritantes na wiki junto com o desenvolvimento do 11.2.

Teste! Teste! Teste!

Como você pode ver, o 11.2 RC 1 tem alguns bugs incômodos, mas podem existir outros que ainda não encontramos. Se você quer ter certeza que a versão final do 11.2 seja quase livre dos bugs incômodos, precisamos de sua ajuda para encontrar, relatar e corrigir estes bugs escondidos.


Para aprender mais sobre os testes no, visite as páginas de Testes na wiki do openSUSE. Para acompanhar o processo de testes e desenvolvimento, nós sugerimos que você se inscreve na lista de discussão openSUSE-Factory, e entre no canal #openSUSE-Factory na rede Freenode para discutir o desenvolvimento do openSUSE.

Baixe o Release Candidate 1 hoje!

O que você está esperando? Baixe o RC 1 hoje! Os downloads estão disponíveis em software.opensuse.org/developer/

Note, se você quiser testar o LiveCD em uma máquina sem unidade de CD-ROM, você pode copiá-lo para um pendrive USB com o seguinte comando:

dd if=imagem.iso of=/dev/sdX bs=4M

Substitua “imagem.iso” com o nome da imagem ISO que você baixou e substitua “sdX” com o nome de dispositivo atual do seu pendrive USB. Seja cuidadoso! Isto irá apagar o dispositivo de destino, então tenha certeza que você tem o nome de dispositivo correto e faça um bakup de qualquer dado!

O próximo e último ‘release candidate’ está agendado para o dia 29 de outubro de 2009. Veja o calendário detalhado na wiki.


fonte: http://news.opensuse.org/2009/10/15/opensuse-11-2-on-its-way-to-become-final-release-candidate-available/

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

sábado, 3 de outubro de 2009

Você pode ajudar a espalhar nova versão do openSUSE, acrescentando estes temporizadores da contagem regressiva criadas por Billy Juliani e Jakub "jimmac" Steiner para o seu site/blog.

As imagens são geradas estaticamente no servidor http://counter.opensuse.org por um job do cron, atualizado às 12:00 CET, usando um script Python + PIL.

Os contadores estão traduzidos em muitos idiomas (Inglês, Alemão, tcheco, francês, dinamarquês, russo, polonês, holandês, finlandês, espanhol, italiano, grego, sueco, croata, norueguês, português, húngaro, romeno) e é automaticamente apresentado de acordo com a língua do visitante, e isso com a mesma URL!


Uso

O uso é bastante simples: Copie e cole o código em sua página:


Quadrado (256x256)


Pequeno (130x130)
Quadrado grande(400x400)


Grande (400x400)


Personalização:

Um cara chamado Sylvester Lykkehus brocou! Fez um contador que é completamente customizável! Desde tamanho a cor, idioma, transparência, e gama. Tudo via URL!

ex.:
http://solidonline.dk/11.2.php?red=&green=&blue=&alpha=&gamma=&lang=&size=x
Onde:
  • redval é 0 ... 255 (valor do vermelho)
  • greenval é 0 ... 255 (valor do verde)
  • blueval é 0 ... 255 (valor do azul)
  • alphaval é 0 ... 127 (valor do alfa)
  • gammaval é 0.1 ... 2.0 (valor do gama)
  • lang é linguagem (default en)
  • resx é 1 ... 256 (tamanho horizontal)
  • resy é 1 ... 256 (tamanho vertical)


Claro, também fiz umas misturas utilizando essas dicas:


Vermelho


Laranja


Bege


Azul claro


Rosa choque


Preto
Segue abaixo a tradução do anúncio do lançamento do Milestone 8:
O Projeto openSUSE Project está feliz em anunciar que o último openSUSE 11.2 Milestone  8 (M8) está disponível para download. Teste agora e forneça um retorno para nós via nosso bugzilla já que este é o último “milestone” antes do primeiro “release candidate”.


Alterações desde o openSUSE 11.2 Milestone 7

O Milestone 8 inclui a versão final da identidade visual do openSUSE 11.2 branding, corrige os bugs mais irritantes do Milestone 7 e, é claro, inclui vários pacotes atualizados:
  • Linux kernel 2.6.31
  • GNOME 2.28 RC
  • OpenOffice.org 3.1.1
  • Identidade visual do openSUSE 11.2 no lugar
  • PulseAudio 0.9.17
  • Samba 3.4.1
  • postgresql 8.4.1
Uma lista mais completa pode ser encontrada na the wiki e uma lista atualizada dos pacotes no Factory pode ser encontrada no DistroWatch.
O 11.2 está ficando fantástico. Quer capturas de tela? Nós temos! Veja-as aqui e/ou adicione-as você mesmo.

Bugs mais irritantes
Como este é um milestone, o 11.2 M8 ainda contém alguns bugs que nós já conhecemo, mas não deve impedir os corajosos contrbuidores e testadores. Os maiores bugs no 11.2 M8 são:
  • Bug 542819 – gpk-update-viewer: não consegue atualizar pacotes
  • Bug 482749 – Módulos do YaST2 não conseguem trabalhar com o Qt 4.5.0
  • Bug 539616 – Grub Error 17 após a instalação no RAID1
  • Bug 542792 – O nome do repositório de atualização está esquisito
  • Bug 505670 – Não é possível inicializar – LVM/mapper não cria os dispositivos
  • Bugs 536581 e 535888 – OpenOffice.org com integração ao KDE4 não está usável
  • Bug 533989 – splashy ainda usa a identidade visual do 11.1
  • Bug 537112 – Placa sem fio Intel 4965 está totalmente quebrada
  • Bug 537343 – O LiveCD do GNOME pergunta pela senha do root ao montar o sistema de arquivos após a instalação. Contorno: apenas clique em “Cancelar”
Você pode rastrear os bugs mais irritantes na wiki junto com o desenvolvimento do 11.2.

Teste! Teste! Teste!
Como você pode ver, o 11.2 M8 tem alguns bugs incômodos, mas podem existir outros que ainda não encontramos. Se você quer ter certeza que a versão final do 11.2 seja quase livre dos bugs incômodos, precisamos de sua ajuda para encontrar, relatar e corrigir estes bugs escondidos.
Para aprender mais sobre os testes no, visite as páginas de Testes na wiki do openSUSE. Para acompanhar o processo de testes e desenvolvimento, nós sugerimos que você se inscreve na lista de discussão openSUSE-Factory, e entre no canal #openSUSE-Factory na rede Freenode para discutir o desenvolvimento do openSUSE.

Baixe o Milestone 8 hoje!
O que você está esperando? Baixe o Milestone 8 hoje! Os downloads estão disponíveis em software.opensuse.org/developer/
Note, se você quiser testar o LiveCD em uma máquina sem unidade de CD-ROM, você pode copiá-lo para um pendrive USB com o seguinte comando:
dd if=image.iso of=/dev/sdX bs=4M
Substitua “image.iso” com o nome da imagem ISO que você baixou e substitua “sdX” com o nome de dispositivo atual do seu pendrive USB. Seja cuidadoso! Isto irá apagar o dispositivo de destino, então tenha certeza que você tem o nome de dispositivo correto e faça um bakup de qualquer dado!

Olhando para frente
O próximo lançamento está agendado para dia 15 de outubro de 2009. Será o primeiro de dois “release candidates” (RC)  com a versão final lançada dia 12 de novembro de 2009. Veja o calendário detalhado na wiki.

fonte: http://news.opensuse.org/2009/10/01/opensuse-11-2-milestone-8-released/

Posts populares