:::: MENU ::::

sábado, 25 de setembro de 2010

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Querid@s,

uma amiga está realizando uma pesquisa para a tese do doutorado dela em Ciências Sociais (UFBA) sobre o significado social do Software Livre. Para isso, ela precisa que o maior número de pessoas possível que utilizam/militam pelo uso do software livre participem desta pesquisa.

Eu já respondi e posso afirmar que é bem rápido. Gostaria de poder contar com o apoio de vocês.


Esse formulário está disponível também no endereço:
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dHU2cmotSW82akVYTk8wSUI3UzlEdXc6MA
 

Questionário sobre Software Livre

Para obter maiores informações sobre a pesquisa ou solicitar acesso aos seus resultados, favor contactar com a autora pelo endereço: teresinha.quadros [at] gmail.com






































quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não estamos parados não (eu tô só um poquinho xD)! Estamos em um período de produção de materiais de Marketing e adaptação de tutoriais.

Parceria com o OMG!SUSE!
O saudoso Embaixador Carlos Ribeiro em conversa com o rtyler (mantenedor do site), conseguiu fechar um acordo que irá benecifiar tanto o openSUSE Brasil quanto o próprio OMG!SUSE!: Iremos produzir materiais para serem publicados lá :D

De certo modo, já temos 70% do trabalho pronto, que são os tutoriais. Inicialmente, estou traduzindo os artigos do Alessandro "Cabelo", que é um mamífero que domina tecnologias de biometria, reconhecimento facial, faz webcam virar scanner de código de barras e talz... Pense em um cara miserê? Ô ele ai!
Antes de viajar, deixei dois artigos no ponto:
Em breve irei traduzir os que faltam, e depois os meus né hehehe :D

Latinoware
Além disso não esqueçam da Latinoware, evento que irá ocorrer em Foz do Iguaçú, em Novembro, dias 10 a 12 de Novembro. Este evento será o primeiro Encontro openSUSE Brasil, irá contar também com a participação do Jos Poortvliet e o Bryen Yunashko (suseROCKS), membros do conselho openSUSE (Board Members)
Enfim, tá com cara de que vai ser show de bola. Tô vendo ai se vai dar pra eu ir...

Iguana
Dei um tempinho. Ainda tenho o problema do licenciamento. Por pura preguiça ainda não mandei o email para a Adobe, Skype e Oracle, isso tem de ser feito com mucho cuidado.

[OFF]Habilitação
Meu bebê, XR 200R '01 SuperMotard
DEPOIS de perder uma oportunidade extremamente quase que única (Só Deus sabe quando isso voltará a acontecer...), ser professor de GNU/Linux do SENAI¹ (OMG!), resolvi tomar vergonha na cara e procurei uma auto-escola. Eu já tenho tudo em mãos: Laudo, exames feitos, psicoteste e talz... Vamos ver quanto tempo isso vai levar...
Vou fazer carro e moto. Eu já possuo uma moto, na verdade é meu xodô, uma Honda XR 200R SuperMotard, coisa linda, minha paixão! Ela também está beeeem irregular, documento atrasado, a cor não é a que consta no documento, não está no meu nome... eta lasqueira!!!
Nesse fim de semana eu aprendi a dirigir carro. Deu pra constatar uma coisa: Não é só a mão que é pesada, o pé é do mesmo jeito :D Aprendi a dirigir em estrada de barro, com direito a levantar poeira e tudo mais! Cheguei até a dar uma saída de fundo, bem ao estilo Fast and Furious hehehe. É isso ai, e que venha as poorvas mano!!!!

1. Perdi porque saio do trabalho às 18:00, e as aulas começam às 18:30. Se eu for de ônibus, só chego lá pelas 19:30 - estou sendo otimista - Mas, se eu for de moto, com certeza chego lá em 20 minutos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Hoje é 07 de Setembro, feriado Nacional. Deu vontade de escrever e compartilhar as idéias que surgem, surgiram e usamos. Ah, aproveitando, estou sempre pelo IRC, no servidor freenode na sala #opensuse-pt. Se perguntarem lá pelo RaulLiborio, rauhmaru ou até RebelGeeko (ganhei esse apelido devido os problemas(2) que arranjei mês passado) hehe.

openSUSE Iguana

Enfim. Primeiramente vou dizer que está sendo uma experiência maravilhosa desenvolver o Iguana. Ta certo, meio doloroso pq estou fazendo tudo sozinho mas mesmo assim, estou gostando :3 . Nunca estudei tanto o GNOME qto estou agora. Um grande diferencial do Iguana será as personalizações. De primeira vista, poderá ser impercéptíveis, mas elas existem. Dentre elas:
  • Autoupdate do YaST está desabilitado
  • O tema padrão não é o Sonar, e sim o Equinox
  • O tema de ícones também não é o Guilouche, é o Faenza
  • A home page aponta para a página do openSUSE Brasil, onde vocês poderão achar com muito mais facilidade ajuda para seu sistema
  • Os guias de usuário já estarão dentro de seu /home, na pasta chamada Guias.
  • Bootsplash customizado
  • GDM customizado
  • Mais wallpapers
  • Janelas com sombreamento
  •  Flash
  • Java
  • MP3

Existem algumas coisinhas que tive problemas em implementar. Dei uma congelada mas vou trabalhar nisso assim que possível:
Firefox com complementos imbutidos
- ADBlock (bloqueia conteúdo indesejado)
- Xmarks (Sincroniza seus favoritos)
- Greasemonkey (Adiciona um JavaScript pessoal nas páginas)
- DownThenAll (Maravilhoso gerenciador de downloads)
- SkinScreen (Não espere mais pela aquela contagem dos sites de download - rapidshare e afins)
- Echofon (Twitter client)
- PowerTwitter (Melhora o uso do Twitter via browser)
- Firefox Personas com tema próprio
Mudar o nome na tela de boot, exibindo openSUSE IGUANA 11.3
Inbutir TeamViewer (Foi imbutido, mas não deu as caras na instalação =\
entre outras idéias que me esqueci agora =D

O desenvolvimento está um pouco devagar, tenho de conciliar o pouco tempo que tenho com o Iguana, com a RD5, estudo de certificação da 70-680, openSUSE Brasil, vida social e claro, as manolas!!!

Eu estou pensando seriamente em, depois de lançar uma versão "estável" do Iguana, esperar pelas respostas dos usuários e ai sim, retomar ao trabalho. Desta vez virei acompanhado, pq fazer tudo sozinho é a miséria! O meu maior problema é com relação a personalização dos painéis, feita com o Gconf.

Nessa segunda parte de desenvolvimento do Iguana, deixo meus votos de agradecimentos ao Nelson Marques, que tem me ajudado bastante na composição da parte gráfica. Icon theme, engines e o libnotify-osd. também não posso esquecer dos meus amigos Luiz Ranghetti, Renato Pereira e Carlos Ribeiro, que me motivaram bastante nessa ardúa empreitada.

Enfim, é isso meus queridos. Vamos pra frente ;)

sábado, 4 de setembro de 2010

Posts populares