:::: MENU ::::

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Acesso a máquinas MS Windows utilizando o Linux é possível utilizando o protocolo RDP (3389/TCP) ou então o VNC (5900/TCP). O Windows vêm com o RDP já instalado, enquanto o VNC precisa ser instalado.

Bom, estava eu "brigando" com o RDesktop (um client RDP feladapota que funciona mal bagarái!), quando olho par o lado e vejo no desktop de meu brother Rafael Gomes, do TechFree, eu usava o rdesktop, mas, convenhamos: É UMA MERDA. E tenho dito!
Pow, o Remmina conecta legal, tem vários parâmetros de configuração e um catatau de protocolos que podem ser utilizados. Definitivamente é melhor que o Rdesktop, Vinagre e etc.

Sim... E o Remmina?


Ele instalou de boa no no openSUSE 11.3, bastou baixar o rpm¹ e mandar o zypper trabalhar e funfou! Você pode baixar os pacotes aqui (consulta por Remmina no openSUSE Software Search). Eu usei o i586:
zypper in emmina-0.8.2-5.1.i586.rpm





Show! Tá funcionando?


Sim e não. Instalou mas a peseta precisa do pacote de plugins pra funcionar com o RDP. Beleza, vamo instalar! Primeiro passo, faça o download do pacote de plugins (disponível no link acima). Agora instale:
zypper in remmina-plugins-0.8.3-5.1.i586.rpm

Não sei você, mas eu me deparei com um erro de dependência, diz que o libfreerdp.so.0 é necessário para a instalação! Amigo, vou te contar... Você vai rodar. Vai rodar; Vai rodar até chegar perto do desespero em abandonar o projeto... Mas aqui estou para lhe motivar #Fuckyea!

Faça o seguinte: Instale o freerdp-devel
zypper in freerdp-devel-0.7.4-1.1.i586.rpm

E pronto! Já podemos instalar o Remmina com RDP a toda!


zypper in remmina-plugins-0.8.3-5.1.i586.rpm





E os plugins






Para maiores informações sobre dependências, veja aqui:

2 comentários:

  1. Olá,
    tudo bem ?

    Se não for pedir demais, você poderia me ajudar a fazer um acesso remoto usando o remmina ? Eu tentei configurá-lo para acessar o computador de um colega, mas nada feito.

    Desde já, agradeço a atenção !

    Maurício

    ResponderExcluir
  2. Olá Maurício, tudo bem :)
    Cara, primeiramente você precisa alcançar o computador de seu amigo. Ele tem um IP fixo válido? Se não, primeiro você terá de criar um NAT do router pro pc dele. Veja isso, depois fica fácil ;)

    ResponderExcluir

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares