:::: MENU ::::

terça-feira, 5 de junho de 2012


O que é o Moodle?

O Moodle é um Sistema Open Source de Gerenciamento de Cursos - Course Management System (CMS), também conhecido como Learning Management System (LMS) ou um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tornou-se muito popular entre os educadores de todo o mundo como uma ferramenta para criar sites de web dinâmicos para seus alunos. Para funcionar, ele precisa ser instalado em um servidor web, em um de seus próprios computadores ou numa empresa de hospedagem.

O foco do projeto Moodle é sempre a disponibilizar aos educadores as melhores ferramentas para gerenciar e promover a aprendizagem, mas há muitas maneiras de se utilizar o Moodle:
  • O Moodle possui características que lhe permitem usabilidade em grande escala para centenas de milhares de estudantes, mas também pode ser usado para uma escola primária ou um entusiasta da educação.
  • Muitas instituições utilizam como plataforma para realização de cursos totalmente on-line, enquanto outros simplesmente usam como contato em seus cursos (conhecido como blended learning).
  • Muitos de nossos usuários gostam de usar os módulos de atividade (como fóruns, wikis e bancos de dados) para construir comunidades amplamente colaborativas de aprendizagem em torno de seu tema (na tradição construcionista social), enquanto outros preferem utilizar o Moodle como um meio de fornecer conteúdo aos alunos (tais como pacotes padrão SCORM) e avaliar a aprendizagem utilizando tarefas ou testes.



How to instalar o moodle


baixe o pacote do Moodle (versão 2.2.3)
wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/moodle/Moodle/stable22/moodle-2.2.3.tgz
mkdir -p /opt/moodle/site/
tar xvf moodle-2.2.3.tgz -C /opt/moodle/site
chown -R wwwrun:www /opt/moodle



Instale o LAMP
zypper in -t pattern lamp_server

O Moodle funcionará melhor com esses complementos:
zypper in php5-mbstring php5-openssl php5-xmlrpc php5-soap php5-gd php5-intl php5-iconv php5-curl php5-tokenizer php5-ctype php5- php5-simplexml php5-spl php5-pcre php5-dom php5-xml php5-json

Configuração do Apache
Crie o arquivo /etc/apache2/conf.d/moodle.conf com o seguinte conteúdo:
Alias /moodle /opt/moodle/site/
<Directory /opt/moodle/site/ >
Options +Indexes +FollowSymLinks
IndexOptions +NameWidth=*
Order allow,deny
Allow from all
</Directory>


Inicie o servidor web e o mysql
service apache2 start
service mysql start

Após isso ele estará disponível no endereço http://ip.do.seu.servidor/moodle e é só configurar o ambiente. Aí vai do gosto de cada um.

Um abrazzo!

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares