:::: MENU ::::

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Hoje é 07 de Setembro, feriado Nacional. Deu vontade de escrever e compartilhar as idéias que surgem, surgiram e usamos. Ah, aproveitando, estou sempre pelo IRC, no servidor freenode na sala #opensuse-pt. Se perguntarem lá pelo RaulLiborio, rauhmaru ou até RebelGeeko (ganhei esse apelido devido os problemas(2) que arranjei mês passado) hehe.

openSUSE Iguana

Enfim. Primeiramente vou dizer que está sendo uma experiência maravilhosa desenvolver o Iguana. Ta certo, meio doloroso pq estou fazendo tudo sozinho mas mesmo assim, estou gostando :3 . Nunca estudei tanto o GNOME qto estou agora. Um grande diferencial do Iguana será as personalizações. De primeira vista, poderá ser impercéptíveis, mas elas existem. Dentre elas:
  • Autoupdate do YaST está desabilitado
  • O tema padrão não é o Sonar, e sim o Equinox
  • O tema de ícones também não é o Guilouche, é o Faenza
  • A home page aponta para a página do openSUSE Brasil, onde vocês poderão achar com muito mais facilidade ajuda para seu sistema
  • Os guias de usuário já estarão dentro de seu /home, na pasta chamada Guias.
  • Bootsplash customizado
  • GDM customizado
  • Mais wallpapers
  • Janelas com sombreamento
  •  Flash
  • Java
  • MP3

Existem algumas coisinhas que tive problemas em implementar. Dei uma congelada mas vou trabalhar nisso assim que possível:
Firefox com complementos imbutidos
- ADBlock (bloqueia conteúdo indesejado)
- Xmarks (Sincroniza seus favoritos)
- Greasemonkey (Adiciona um JavaScript pessoal nas páginas)
- DownThenAll (Maravilhoso gerenciador de downloads)
- SkinScreen (Não espere mais pela aquela contagem dos sites de download - rapidshare e afins)
- Echofon (Twitter client)
- PowerTwitter (Melhora o uso do Twitter via browser)
- Firefox Personas com tema próprio
Mudar o nome na tela de boot, exibindo openSUSE IGUANA 11.3
Inbutir TeamViewer (Foi imbutido, mas não deu as caras na instalação =\
entre outras idéias que me esqueci agora =D

O desenvolvimento está um pouco devagar, tenho de conciliar o pouco tempo que tenho com o Iguana, com a RD5, estudo de certificação da 70-680, openSUSE Brasil, vida social e claro, as manolas!!!

Eu estou pensando seriamente em, depois de lançar uma versão "estável" do Iguana, esperar pelas respostas dos usuários e ai sim, retomar ao trabalho. Desta vez virei acompanhado, pq fazer tudo sozinho é a miséria! O meu maior problema é com relação a personalização dos painéis, feita com o Gconf.

Nessa segunda parte de desenvolvimento do Iguana, deixo meus votos de agradecimentos ao Nelson Marques, que tem me ajudado bastante na composição da parte gráfica. Icon theme, engines e o libnotify-osd. também não posso esquecer dos meus amigos Luiz Ranghetti, Renato Pereira e Carlos Ribeiro, que me motivaram bastante nessa ardúa empreitada.

Enfim, é isso meus queridos. Vamos pra frente ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares