:::: MENU ::::

terça-feira, 12 de abril de 2011

Esse ano o Flisol foi mais que especial, Veio acompanhado por dois amigos de peso: O prático GNOME e o nosso saudoso openSUSE. Flisol é sempre um evento ímpar, momento de rever amigos que geralmente só reencontramos em eventos de software livre. Eu mesmo tenho vários destes, como é o caso do mestre Aurélio "aurium" Heckert, o Cristiano Furtado (Ekaaty), Vitor Vilas Boas (Fedora) entre outros. O público foi muito bom também, lotamos um auditório com capacidade para 200 pessoas e ainda tínhamos outras duas salas, uma para eventos de sysadmins e outra para a galera de desenvolvimento.




E como foi o evento?

No início foi tenso! O primeiro palestrante foi o Rodrigo Souto que falou sobre "O que é Software Livre e como colaborar", simplesmente estava na platéia e não avisou a ninguém que chegou hehehe. O Rafael Gomes, que estava também na orgnização o conhecia, BUT, RAFA NÃO ESTAVA PRESENTE e eu não conhecia o cabra! Isso deixou meu Load Average bastante alto! Segurei a abertura do Flisol ao máximo, já que não sabia aonde o cabra estava. Não teve jeito... Já ia eu dando início ao evento quando me aparece o amigo Aurélio. Comentei que eu estava no aguardo do Rodrigo e Aurium diz: "Ah, ele está ali sentado". Heheh, fiquei com cara de FFFUUuuuuu mas tudo bem! Demos início ao evento apresentando as comunidades presentes e começamos as palestras.
Logo em seguida Rafael Gomes falou do seu case na UFBA, de Monitoramento de Ativos com Soluções Livres. Zabbix pra dentro!
No almoço, hora de descontração :D. A galera toda reunida procurando aonde comer, já que aquela região não é uma das mais bem providas por restaurantes nos fins de semana... Mas achamos, e até que foi barato: R$ 18,00/Kg! FuckYea!
De volta a Faculdade Dom Pedro II, hora da minha palestra. Como eu ia falar do SUSEstudio, o wireless era essencial but, não rolou! Fiz a introdução (ui) ao openSUSE 11.4, como ele estava debaixo do capô e falei sobre os desktops. comentei também sobre as aplicações e mostrei o meu openSUSE 11.4 com o GNOME 2.32 rodando. Eu deveria ter feito a palestra toda com o GNOME3, mas evitei porque ele estava com umas bugadas de fazer logoff sozinho... Imagine se ele desloga sozinho durante a apresentação? Óia a merda!!!
Mesmo sem o wireless, falei do SUSEstudio e usei os screens do Jos. Deu pra tirar dúvidas do pessoal e ainda atrair novas almas para nossa distro! Sejam bem vindos papitos :D


Logo após a minha, foi a vez do Vicente Aguiar falar de Como Colaborar com o GNOME. Foi didática e bem visual, já que ele utilizou alguns videos. Pena que eu não vi =(

Em seguida veio o Cristiano Furtado, com seu projeto do Ekaaty - Um Projeto Brasileiro, uma distribuição feita pelos alunos da Area1 e agora com colaboradores de várias partes do mundo!
O Aurélio Heckert mais uma vez deu um show com o Inkscape com o tema Trabalho Gráfico com Software Livre. Teve até trollagem com o palestrante Rodrigo Souto hehe.


AUDITÓRIO PRINCIPAL

10:00 às 10:50
O que é Software Livre e como colaborar
Rodrigo Souto
11:00 às 11:50
Monitoramento de ativos com soluções livres - Case UFBA
Rafael Gomes
12:00 às 14:00
Intervalo para almoço

14:00 às 14:50
Introdução ao openSUSE 11.4 e ao SUSE studio
Raul Libório
15:00 às 15:50
Como colaborar com o Gnome
Vicente Aguiar
16:00 às 16:50
Ekaaty - Um projeto brasileiro
Cristiano Furtado
17:00 às 17:50
Trabalho gráfico usando software livreAurélio Heckert
18:00
Encerramento
Organização e coordenação da Faculdade




A programação dos anexos foi a seguinte:

SALA SYSADMIN

Horário
Tema
Palestrantes
09:00 às 10:50
ENCONTRO DAS COMUNIDADES

11:00 às 11:50
12:00 às 14:00
Intervalo para almoço
14:00 às 14:50
Criando portais com o Joomla! CMSGuilherme Rocha
15:00 às 15:50
Bacula - Backup com Software Livre e lançamento do livro BáculaHeitor Faria
16:00 às 16:50
CERT.Bahia - Centro de resposta a incidente de segurança da BahiaThiago Bomfim
17:00 às 17:50
Entendendo RFCs: atividades e oportunidades de envolvimento com o IETFHumberto Galiza


Do lado, tinha a sala de Desenvolvimento:

SALA DEVEL

Horário
Tema
Palestrantes
10:00 às 10:50
Porque Python ?
Luiz Claudio
11:00 às 11:50
Python NxNIvan Rocha
12:00 às 14:00
Intervalo para almoço
14:00 às 14:50
Noosfero, processo de desenvolvimento colaborativoDaniela Feitosa
15:00 às 15:50
O futuro do ecossistema KDE: implicações, consequências e expectativasSandro Andrade
16:00 às 16:50
Coding DojoLuiz Claudio e Otávio Santana
17:00 às 17:50
Coding DojoLuiz Claudio e Otávio Santana


0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares