:::: MENU ::::

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Por padrão, quando clicamos com o botão direito do mouse e escolhemos a opção 'novo documento' só é disponibilizado a criação de um arquivo de texto simples. Hoje vamos aprender a criar mais modelos.


Não existe mistério, essa é a verdade. Logo quando instalamos o GNU/Linux, a maioria das distros cria um diretório chamado 'Modelos' (ou Templates, caso esteja utilizando em inglês). Este diretório é onde devemos inserir os modelos de documentos que quizermos que fiquem disponibilizados como opção do pop-up. Caso você esteja na dúvida e queira realmente saber se o diretório é esse aé, verifique no arquivo '~/.config/user-dirs.dirs':
vim ~/.config/user-dirs.dirs

Um exemplo de como se encontra o arquivo:

XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Desktop"
XDG_DOWNLOAD_DIR="$HOME/Download"
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/Modelos"
XDG_DOCUMENTS_DIR="$HOME/Documents"
XDG_MUSIC_DIR="$HOME/Music"
XDG_PICTURES_DIR="$HOME/"
XDG_VIDEOS_DIR="$HOME/Vídeos"

Ou seja, podemos mudar sim o local de origem dos modelos. É neste arquivo que definimos quais serão os diretórios padrões para documentos específicos, algo parecido com 'minhas imagens', 'minhas músicas' e etc. que temos no Windows.

Estou disponibilizando aqui os templates que criei (e alguns que peguei tb :D). Para utilizar, descompacte o arquivo no diretório indicado como sua pasta de modelos.

http://www.mediafire.com/?1ymnomzwnny

Simples assim =D
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares