:::: MENU ::::

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Harmonia entre Linux e SonyEricsson?
Até agora parece que sim. Não sou daqueles clientes super exigentes mas tenho minhas preferências. Recentemente adquiri um celular da Sony Ericsson, o W580i: bluetooth + cartão de memória. Era apenas disso que eu precisava. Acabei optando pelo modelo devido a uma função que ele possui, a de controle remoto. Pode ser que outro modelo também a possua, mas eu havia testado com o celular de um amigo e funcionou maravilhosamente bem no Windows (hasta la)Vista.

Eu fiquei pensando... e no GNU/Linux? Será que rola? A resposta é SIM!
Comecei meus testes para me certificar e passar para vocês! Vamos lá?
Os procedimentos foram feitos em um ambiente Gnome. Caso use KDE, procure as ferramentas similares. Não deve ser algo muito diferente.

Computador
  1. Ligue o bluetooth de ambos os aparelhos (celular e o dispositivo do pc);
  2. Inicie a aplicação bluetooth-applet (faça isso com o ALT+F2);
  3. Clique no ícone que abriu no painel e adicione o seu dispositivo (seu celular);
  4. Selecione "Browse files on device", escolha o seu aparelho e clique em "conectar". Isso estabelecerá uma conexão entre seu aparelho e o pc;
Possa ser que você consiga estabelecer a conexão sem problemas (sem executar o passo 4), mas testando por aqui, a conexão sempre caia quando o dispositivo tentava se conectar ao notebook.
--update: Já está funcionando sem o passo 4 =D

Celular:
  1. Clique em Menu >> Diversão >> Controle Remoto;
  2. Selecione o seu computador na lista;
  3. Escolha um modo de controle (aprensentação, media player ou desktop) e pronto!

Agora você pode utilizar seu celular como controle remoto! Ótima pedida em uma apresentação da faculdade! Fácil né?

8 comentários:

  1. Hehehe,

    Isso aê garoto. Inda bem que não comprei o meu note book com controle... Eu já tenho um!

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana,
    Se você está utilizando o openSUSE, provavelmente o seu bluetooth deve estar em modo discreto, não permitindo ser localizado. Em Sistema > Sistema (esse é dentro do menu anterior!) > bluetooth e marque como ou sempre visível (Always visible) ou Temporariamente visível (temporary visible).

    Verifique também se os seguintes pacotes estão instalados:
    * libbluetooth
    * gnome-bluetooth
    * gnome-bluetooth-lang (esse é pra tradução)
    lembre de adicionar o seu celular a lista de dispositivos! (o celular chama de 'acessório')
    Acho que com isso já resolve teu problema :)

    ResponderExcluir
  3. O meu num pega...

    sera q eh pq eh windows XP?

    como eu faço!?

    ResponderExcluir
  4. Bom, vou dar uma sugestão:
    Pelo celular, adicione o pc como um acessório do seu celular. Caso consiga, tente agora conectar o controle remoto.
    Se não rolar tente o inverso, adicionar o celular aos acessórios do pc.
    Não sei se isso pode influenciar, mas o SP3 veio com muitos drivers para wireless e dispositivos móveis.

    abraço!

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu adorei o post, mas o que mais gostei, é meio incomum................Nuvem de Tags como eu coloco uma no meu blog?
    se não foe incomodar me diz. obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Diga Sweydy!
    O lema aqui é "Show me the code!"
    http://www.bloggerbuster.com/2008/08/blogumus-flash-animated-label-cloud-for.html
    Boa implementação! Abraços

    ResponderExcluir
  7. meu nome é NAYAN
    será se fuciona de celular para celular???

    ResponderExcluir

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares