:::: MENU ::::

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Um sistema com 5 partições: Windows (C e D), swap, openSUSE (/ e /home). Você quer experimentar o CentOS mas o HD já está sem partições não alocadas, e ai? o que fazer José?
Solução: Redimensionamento!
Nesse post vou comentar a vocês como foi minha experiência de redimensionamento, divisão de partições, instalação do CentOS e recuperação do Grub. Missão crítica!


Coloquei na cabeça que quero tirar a RHCE (Red Hat Certified Enginner), e que para isso, nada melhor do que usar um sistema que se assemelhe bastante com o próprio Red Hat. O CentOS utiliza pacotes do RH, porém sem as marcas e, claro, o suporte.


Como meu disco já estava devidamente particionado, não deu pra colocá-lo no cantinho, a saber, o modelo do meu particionamento:
swap: 2GB
windows C: 30GB
windows D: 100GB¹
raiz openSUSE: 20GB
/home openSUSE 80GB
*¹: Oh, ele colocou 100GB para o windows! que sacana!!
Nada disso... deixa eu explicar: Gosto de jogar, coisa que o Linux ainda não me atende direitinho. Deixo o D com 100GB pq posso escrever com o Linux também.

Como sei que redimensionar partições NTFS não são uma boa alternativa ( já tentei uma vez... pra mais nunca!), pensei no seguinte: Vou redimensionar a raiz do openSUSE, já que sistema já está completo e não pretendo colocar muita coisa nele.

A missão é critica:
  1. Redimensionar uma partição bootável (/dev/sda6);
  2. Dividir em duas partições, sendo que as duas serão bootáveis;
  3. Instalar o CentOS na nova partição;
  4. Instalar o Grub
  5. Criar o usuário com o mesmo nome, afim de utilizar os mesmos arquivos;
  6. Reiniciar e ver se funcionou =D

Passo 1: Redimensionamento
O primeiro passo é redimensionar a partição. Para fazer isso, o primeiro passo é desmontar a partição, mas... como desmontar e redimensionar se estamos utilizando? O comando 'mount' não irá permitir isto até que ela esteja desocupada.
Uma solução que encontrei foi um liveCD que tenho aqui, o Gparted Clonezilla foi feito exatamente para essas situações (e outras mais específicas).
Com o Gparted Clonezilla no drive, dei o boot pelo CD. Existe um menu onde você pode escolher quais tarefas deseja fazer. A minha era iniciar com o Gparted :)
Com o Gparted, pude redimensionar as partições, já que ele não monta partição alguma.

Fiz o seguinte: Redimensionei /dev/sda6 que tinha 20GB para 10GB, criando uma nova partição não alocada, ou uma partição virgem.


Passo 2: Divisão de partições
Utilizando o DVD do CentOS 5.2, dei boot e fui seguindo os passos da instação convencional: idioma, teclado e... fuso-horário e... particionamento de disco!
É importante tomar cuidado nessa parte para que você não acabe formatando a partição anterior. Aqui o trabalho é simples:
Montar:
' / ' em /dev/sda8, que era o espaço não alocado anteriormente, formatando e;
' /home ' em /dev/sda7, não formatando.

O CentOS não veio com os módulos do NTFS-3G, não pude montar com permissões de escrita. Preferi deixá-los de fora mesmo, já que a partição será apenas para estudo e não lazer.

Passo 3: Instalação
Este passo é de seleção de pacotes. Vou utilizar o GNOME e aplicações server. Instalei os pacotes de web server (Apache + PHP) e print sever (CUPS). O resto vai na mão. Siga as etapas com atenção.


Passo 4: Grub
Você será questionado se quer instalar o Grub. Ele será essencial, já que temos o openSUSE e o Windows Vista no disco. Diga sim ao grub e prossiga.


Passo 5: Criação de usuário
Criei um usuário com o mesmo nome. Assim, o diretório /home/$USER vai ser o mesmo, dando ao novo usuário o mesmo home do usuário da outra distribuição.(merdas sobre isso depois comentadas)


Passo 6: Reiniciar
aegis: ~# init 6


O sistema reinicia e... cadê o openSUSE? ITS VERY MODAFOCA! Ele não adicionou a entrada do openSUSE =/

Nada de pânico.. nada de pânico... o meu medo foi: Será que o openSUSE ainda está ali? Intacto? funcionando? Meldels... meu SO tava todo redondinho :(
Eu montei a partição do openSUSE e conferi:
mount /dev/sda6 /media
Estava tudo lá bunitinho. Fiquei muito feliz em ver isso :)


Experimentei o seguinte: Atualizei a versão do grub, que era a 0.97, coloquei para a 1.96. Foi um processo simples, baixei e compilei, precisei apenas compilar uma outra dependência, o LZO, um pacote de compressão. Depois de compilado, experimentei o comando:
update-grub
Estava na esperança dele refazer e achar. Sem sucesso.
Depois tentei outro:
grub-install /dev/sda6
É isso mesmo. Joguei o Grub pro openSUSE, tirando a responsabilidade de gerenciar o Grub do CentOS. Dei boot na esperança de agora funcionar, mas não foi dessa vez.
Decidi apelar pro modo manual, editando as linhas do Grub em tempo real antes de dar o boot. O procedimento é simples: Na hora de escolher o sistema, aperte a letra 'e' para entrar no modo editor e, após acabar de editar as linhas, aperte 'control+c' para dar o boot.
Fiz assim:
Onde tinha hd(0,7) <- partiçao do CentOS, mudei para hd(0,5)<-- partição do openSUSE.
RÁ! FUNCIONOU!!

Fiquei feliz pra caramba, finalmente achei a solução! Utilizando o Carregador de Inicialização do YaST, terminei a instalação.


E foi assim que ficou o meu Grub:

# Modified by YaST2. Last modification on Dom Fev 8 23:28:53 BRT 2009
default 0
timeout 8
##YaST - generic_mbr
gfxmenu (hd0,5)/boot/message
##YaST - activate

###Don't change this comment - YaST2 identifier: Original name: linux###
title openSUSE 11.1
root (hd0,5)
kernel /boot/vmlinuz root=/dev/disk/by-id/ata-SAMSUNG-part6 resume=/dev/disk/by-id/ata-SAMSUNG-part5 splash=silent showopts
initrd /boot/initrd

###Don't change this comment - YaST2 identifier: Original name: CentOS (2.6.18-92.el5) (/dev/sda8)###
title CentOS
root (hd0,7)
configfile /boot/grub/menu.lst

###Don't change this comment - YaST2 identifier: Original name: windows 1###
title Vista
rootnoverify (hd0,0)
chainloader +1



Problemas a parte:

Usar o mesmo usuário com distros diferentes
Distros utilizam grupos diferentes. O openSUSE utiliza como padrão para os usuários o grupo 'users'. O CentOS utiliza o mesmo nome do usuário. Essas diferenças alteram alguns arquivos importantes para o login, como o .ICEauthority e $HOME/.dmrc. Quando isto acontecer, execute como root:
chown -R USUARIO /$USUARIO

Redimenionamento de partições NTFS
O sistema de arquivos NTFS depois de algumas gravações e remoções de arquivos, costuma fragmentar-se. Mesmo utilizando as ferramentas de desfragmentração, ele não consegue organizar-se direitinho. Fazer um redimensionamento não é seguro.




Referências:
Gparted Clonezilla: ftp://download.tuxfamily.org/gpartedclonz/
Grub: ftp://alpha.gnu.org/gnu/grub/

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares