:::: MENU ::::

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Estava eu navegando pela net quando me deparo com um projeto que fiquei de dar uma olhada, já que me seria muito útil.. Trata-se do Synergy.
Para quem conhece o KVM (hardware que implementa a função de compartilhamento de mouse e teclado) sabe o quão útil é esse equipamento, principalmente em ambientes onde existe vários servidores, tipo um hack. O Synergy (http://synergy2.sourceforge.net/) faz essa tarefa de maneira simples e com baixo custo de processamento, memória e banda. Ótima ferramenta pra quem precisa controlar várias máquinas e não possui mouses, teclados suficientes :)







O Synergy você encontra aqui.

É possível também fazer a instalação via zypper, na verdade essa ferramenta me impressionou, porque eu primeiramente baixei o pacote do synergy em rpm (URL DO RPM), só que na hora da instalação (rpm -ihv synergy-1.3.1-1.i386.rpm) ficou pendente o arquivo "libstdc++-libc6.2-2.so.3"! Porra! Onde é que eu vou encontrar essa misera?

Foi entoces que tentei pelo zypper:

aegis:~ # zypper in /home/rauhmaru/bin/synergy-1.3.1-1.i386.rpm
Loading repository data...
Reading installed packages...
Resolving package dependencies...

The following NEW packages are going to be installed:
compat synergy


Overall download size: 983.0 K. After the operation, additional 4.3 M will be used.
Continue? [YES/no]:
Uia que danadinho hehehe, resolveu meus problemas e as dependências!

Mas então.. continuando.. Já instalamos o synergy nas duas máquinas, é hora de configurar.


Configuração

Servidor
você tem duas opções onde guardar o arquivo:
1. dentro do seu próprio home ($HOME/.synergy.conf)
Ficará disponível apenas para você

2. dentro do /etc (/etc/synergy.conf)
Todos os usuários poderão abrir conexões


Veja o arquivo de configuração.
SUBSTITUA AS PALAVRAS:
DESKTOP: NOME DA MAQUINA 01
NOTEBOOK: NOME DA MAQUINA 02

# /home/$USER/.synergy.conf
# Configuração do synergy para 2 micros

section: screens
desktop:
notebook:
end

section: links
desktop:
right = notebook
notebook:
left = desktop
end

section: aliases
desktop:
192.168.1.1 # ip de desktop
notebook:
192.168.1.2 # ip de notebook
end

section: options
switchCorners = all
switchCornerSize = 50
switchDelay = 200
heartbeat = 5000
end

[ Trecho copiado do GDH ]
Como pode ver, o arquivo começa listando os nomes dos dois micros (como definido na configuração da rede) e em seguida especifica que o notebook está à direita (right) do desktop e que o desktop está à esquerda (left) do notebook. Esta informação é necessária para que o Synergy consiga controlar a transição do mouse.

A seção "options" no final contém opções adicionais, que costumo utilizar. A "switchCornerSize = 50" cria uma barreira nos cantos da tela, evitando chaveamentos acidentais quando você precisar clicar no botão de fechar em janelas maximizadas. O "switchDelay = 200" também contribui para evitar chaveamentos acidentais, impondo um delay de 200 ms à transição do mouse, enquanto o "heartbeat = 5000" faz com que o Synergy monitore a conexão, encerrando a conexão caso o notebook seja desligado ou desconectado da rede.

O arquivo de configuração é criado apenas no desktop. Não é necessário fazer nenhuma configuração no notebook, apenas instalar o pacote do Synergy.

Para ativar a conexão, execute no desktop (como usuário, não como root) o comando:

$ synergys --daemon --restart


No notebook, execute o "synergyc" (o cliente do Synergy) especificando o endereço do desktop, ao qual ele vai se conectar:

$ synergyc --daemon --restart 192.168.1.22

As opções "--daemon --restart" nos dois comandos fazem com que o Synergy rode em background e reative a conexão automaticamente em caso de interrupção.

Se quiser encerrar a conexão manualmente, use o "killall synergys" (no desktop) ou o "killall synergyc" (no notebook).

Para que o Synergy seja inicializado durante o boot, crie uma entrada para o comando no "Sistema > Preferências > Sessões > Programas iniciais" (se você usa o Gnome) ou coloque um ícone de atalho dentro da pasta "/home/nome/.kde/Autostart" (no KDE).


Configurando o desktop para executar o "synergys --daemon --restart" e o notebook para executar o "synergyc --daemon --restart 192.168.1.22", a conexão entre os dois será feita de maneira automática quando o notebook estiver conectado na rede.

É interessante que você crie também ícones de atalho no desktop, para forçar a conexão em casos onde ela é perdida por falhas na rede, ou em situações onde a conexão automática está demorando mais do que o esperado. Nesses casos, os comando são, respectivamente:

killall synergys; synergys --daemon --restart

e:

killall synergyc; synergyc --daemon --restart 192.168.1.22

O "killall" é necessário para que a instância do Synergy que foi aberta durante o boot seja fechada antes de ativar a nova conexão.

A área de transferência funciona perfeitamente entre os dois micros, permitindo que você copie URLs, trechos de texto e outras informações entre os dois facilmente. Fica faltando apenas uma forma simples de transferir arquivos entre os dois.

Caso deseje saber em qual porta ele está rodando/escutando execute:
netstat -ltp | grep synergy


Categories: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares