O suporte para alguns formatos multimidia não pode ser incluído no openSUSE CDs porque são proprietárias, patenteados (Restricted Formats). Algumas delas incluem MP3, MPEG-4, reprodução de DVDs criptografados, etc. Em muitos casos, você pode utilizar formatos livres vez. Abaixo iremos percorrer alguns desses:
Formatos livres
Ogg
Ogg é um padrão aberto para um recipiente de formato digital multimidia livre, sem restrições por patentes de software e projetado para transmissão e manipulação eficiente. Isto inclui áudio e vídeo. Sendo um formato Container, Com o Ogg é possível inserir áudio e vídeo em diversos formatos. O Ogg normalmente é usado como:
Áudio
- Vorbis (~ 16-500 kbit / s / canal) bitrates
- FLAC (lossless)
Vídeo
- Theora - baseada On2's VP3, é dirigida a concorrentes com vídeo MPEG-4 (por exemplo, codificados com DivX ou Xvid), RealVideo ou Windows Media Video.
Software Livre é importante, por favor, use sempre estas sempre que possível.
Formatos proprietários:
Para passar por um simples assistente orientando você durante o processo de instalação de alguns codecs multimidia quando necessário, basta clicar no ícone do seu gerenciador de janelas:
Será instalado um kit contendo:
- Flash
- Java
- Amarok (com suporte a MP3) para KDE, ou Helix-Banshee para usuários GNOME
- DVDs encriptados (libdvdcss)
- Extra xine Codecs, para MPEG-4 etc. (libxine1)
- K3b com suporte a MP3 (k3b-codecs)
- Win 32 Codecs (w32codec-all)
Muito boa a sua abordagem, prática, clara e resolve o problema de quem está procurando os codecs. Estou a uns dois meses usando o OpenSuse e o único senão ao sistema é que não consigo salvar meus arquivos nos hds formatados pelo windows (ntfs). No mais ele é bem bonito e rápido. Abraço
ResponderExcluirNão consegue? Verifique se a partição NTFS foi montada como NTFS-3G. Fica marromeno assim:
ResponderExcluir# mount -t ntfs-3g /dev/sdb1 /mnt
Abraço!