:::: MENU ::::

terça-feira, 3 de março de 2009

Conseguir um player de áudio que atenda todas as duas necessidades não é uma das coisas mais fáceis a sse fazer no mundo GNU. As possibilidades são tantas que somente através da experimentação podemos ter uma opnião.
Eu passei pelo dilema de ter de abandonar meu Banshee, que por sinal me atendia bem, porém quando minha biblioteca ficou muito grande, este teve problemas e começou a ter picos de 100% de processamento durante 5 segundos cada vez que a música estava para mudar. Não teve jeito, tive de mudar! Agora... quem vai substituir o player nativo do openSUSE? Eu achei um:



Exaile Media Player

Fazendo uma busca nos repositórios, encontrei estes: mesk, gmerlin-player, aTunes, aqualung, Exaile. Antes que alguém pergunte pelo Audacious, Totem, VLC ou pelo XMMS vou logo avisando: Eu quero um que organize a biblioteca, classifique as músicas, faça buscas de capas e se possível mostre a banda no status do Pidgin (plugin do ego).

O Mesk:
Funcionou bem, porém o seu estilo é mais pro Audacious. É simplista, leve e com um visual enxuto. Bom mas não satisfaz as necessidades;
GMerlin-Player:
Nem abriu...
aTunes:
Também não abriu...
Aqualung:
Este eu vi como se fosse um upgrade no XMMS. Tem vários recursos, mas não faz buscas por capas, a organização da biblioteca não existe... Deixei este instalado apenas para casos de necessidades mais simples;
Amarok2:
Tah... chegou até a rodar, é cheio de funcionalidades mas uma coisa que me deixa p*to é suas loucuras em relação a capas erradas e as letras! E outra, por eu usar GNOME, ele precisa trazer uma renca de pacotes do KDE pra rodar (coloque ai mais de 200MB de pacotes!). Fora isso ele é bonzinho mas não vale o esforço;
Exaile:
Cabra sismado que sou, comecei com um pé atrás: Já vou procurando onde é que escaneio a minha biblioteca e onde adiciono os plugins. Para minha felicidade, encontro plugins para colocar ele no systray, baixar capas, utilizar os atalhos do Gnome e... O Music Status do Pidgin! Será que funciona??

Pidgin


Virou o queridinho :) Funciona bem, é leve, rápido, bem integrado com o ambiente (usa GTK+) e trabalha muito bem obrigado com os atalhos. Baixa capas certinho (margem de erro baixa) e vários plugins, além de organizar dispositivos removíveis também...
Esse eu recomendo! Podem remover o Banshee sem medo!
Como instalar? Clique meu filho ;)



4 comentários:

  1. Legal!
    Tb uso o exaile,mas no Ubuntu.

    Vc sabe se tem como fazer ele organizar as musicas por pasta, como o meu querido e insubstituivel Foobar2000 fazia?

    vlw

    ResponderExcluir
  2. HUm... não conheço o Foobar2000... Você fala tipo o Windows Media Player, que cria as pastas pra cada artista e dentro pra cada album? Acho que aí só futucando... Esse sacaninha tem plugin pra caramba =)

    ResponderExcluir
  3. Na verdade ele mostra uma árvore com os diretorios, assim como mostra a arvore de artistas, albuns. É um tipo de classificação, assim como "Classificar por artista, albuns.. e tal". Vou pesquisar pra tentar encontrar algo do tipo.

    Abrçs.

    ResponderExcluir
  4. Velho, acho que faz sim, e se não me engano o Amarok também faz.
    Vou reinstalar ele no note e verificar isso, mas tenho qse certeza.
    Abs!

    ResponderExcluir

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares