:::: MENU ::::

domingo, 3 de maio de 2009


Nesse feriadão de 1º de Maio (em Salvador o feriado do dia 1º de Maio começa no último dia de Abril hehe) resolvi atualizar meu Gnome 2.24 para a 2.26. Os procedimentos foram bastante simples. Nesse post, mostrarei a vocês um modo super prático e fácil de como atualizar o seu Gnome e corrigir algum possível problema. Vamos lá?

Instalação

modo fácil (lammer mode)

Claro que o modo mais fácil seria utilizando o "1 click install" =D



Siga os procedimentos e toda a instalação será feita rapidamente.

Modo difícil (Warriors mode)

Bom, vamos fazer aquilo tudo que aquele botãozinho faz, só que manualmente.

Primeiramente teremos de adicionar 2 novos repositórios:
  • GNOME: ESTÁVEL: 2,26, que contém as últimas GNOME
  • GNOME: Backports: 2,26, que contém alguns pacotes não são mantidos pela Equipe do GNOME, mas que exigiu alguma mudança
Execute como root:


Os repositórios serão inclusos com prioridade 99 (default)

Após a adição dos repositórios, atualize-os e execute o comando para a atualização. Dessa vez não utilizaremos o bom e velho "zypper update", agora vamos de:


É claro que você só poderá o seu sistema atualizado depois do início de uma nova sessão ;)

Possíveis problemas


Processamento em 100% por causa do X


Esse é um bug comum que eu também enfrentei. Para corrigir, certifique-se que seu xorg-x11-server veio do respositório GNOME:Backports:2.26. Para fazer isso, vá em Repositórios de Software, desabilite os outros repositórios e verifique as atualizações. Possivelmente ele estará lá ;)

Agora é só curtir seu novo Gnome =D
Categories: ,

4 comentários:

  1. Ótima dica, já estou atualizando o meu. Demora um pouco mais ta indo bem!
    Parabens pelo blog, conheci a 2 semanas sou leitor numero 1 dele agora.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dudu,
    Depois que atualizar seu Gnome, se prepare para atualizar mais um bando de pacotes, já que muitos programas também tem sua versão 2.26.
    Vai rolar alguns probleminhas mas nada que não dê pra contornar :)

    Valeu Dudu! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, atualizei meu Gnome para 2.26 mas a minha tecla PrintScreen não abre mais o programa de snapshot. Aliás acho que ele nem está instalado. Alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  4. Diga Marcolino!
    Nego, o print-screen pode ser acionado através do comando "gnome-screenshot --interactive".

    Verifique se o pacote "gnome-screenshot" está instalado:
    $which gnome-screenshot

    ResponderExcluir

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares