:::: MENU ::::

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

 O Avant Window Navigator (AWN / Awn) é um gerenciador de applets, estilo o Cairo Docks. É uma barra de navegação "dock-like" para o desktop GNU/Linux, que se posiciona na parte inferior da tela. Ele pode ser usado para acompanhar as janelas abertas e se comporta como uma lista de janelas normais.
Ele é bem simples e funcional.  Tive alguns probleminhas com o Cairo mas com esse foi show de bola, problemas zero.


Pré-requisitos
Você precisa descobrir se o computador é capaz de executar AWN. é necessário que suporte a composição de uma transparência "real", entre outras coisas. Isso significa, por exemplo, que ele deva ser capaz de tornar translúcido / transparente qualquer janela, ser capaz de ver as janelas que estão atrás dele.

Este ponto em particular pode ser complexo, dependendo do hardware e a configuração de seu sistema. Se o seu Compiz Fusion funciona normalmente, a instalação vai ser tranquila e sem stress. Ele consegue substituir perfeitamente a barra de navegação, de modo que não vai lhe atrapalhar ou dar conflito com qualquer outro pacote.
No openSUSE, ele depende de alguns pacotes, como por exemplo:
  • AIGLX (antes XGL)
  • Metacity

No gerenciador janelas default do GNOME, o Metacity, podemos ativar o "Composing Support" da seguinte maneira:
  • Abra o Gconf-editor (aperte 'alt+F2' e digite 'gconf-editor');
  • Altere a chave /apps/metacity/general/compositing_manager para 'true' (significa que a caixa deve estar marcada)

Se você já determinou que o seu computador pode executar o AWN, é hora de instalar o software. Existem dois métodos para instalar o software:
  • Pacotes binários (recomendado)
  • Compilando / instalando a partir do código-fonte (para as distros que não possuem o pacote)

No openSUSE é necessário apenas que você tenha o repositório Packman adicionado aos seus repos. Para checar se o Packman está na sua lista, verifique com um:

zypper lr
ou
zypper ls

Dica extra: Caso não esteja no grupo, adicione-o;

sudo zypper addrepo http://ftp.skynet.be/pub/packman/suse/11.1/ 'Repo Packman'


Instalação
sudo zypper in avant-window-navigator
Com isso, seu openSUSE já estará pronto para funcionar! Aperte "Alt+F2" e digite "avant". Ele se incarregará de completar a frase (na verdade você deve executar o nome completo, mas o appl. se encarrega disso ;) )

Pós-instalação
Agora que você já instalou o AWN, você provavelmente quer conhecer alguns applets (mini programas associados ao AWN) para adicionar mais funcionalidades, ou adicionar mais temas.
Applets: http://wiki.awn-project.org/Applets
Temas: http://wiki.awn-project.org/Themes
Mais extras: http://wiki.awn-project.org/Applet_Gallery


Recomendação
sudo zypper in awn-extras-applets

Eu estou usando. Tive um pequeno problema com dois applets, o leitor de RSS e o mixer, mas o próprio AWN me deu a dica de como resolver, na verdade faltavam alguns pacotes. Para que vocês não passem pelo mesmo problema, lá vai o caminho das pedras:

Applet RSS:
  • python-sqlalchemy (1.1 M)
  • python-feedparser (123.0 K)

Applet Volume:
  • python-alsaaudio (33.0 K)


Depois de muito tempo sem postar nada (quase duas semanas), finalmente saímos da catacumba. A empresa onde trabalho estava em processo de implementação e emissão de NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e a correria aqui estava demais! Apenas após o dia 02/09/2009 que tranquilizou. Agora sim poderei retomar ao rotina =D
Categories: , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares