:::: MENU ::::

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Introdução do GNS foi copiada descaradamente do blog do Inseto Verde, o resto é meu mesmo =)
Você tem interesse em estudar para tirar a certificação CCNA, CCNP ou CCSP da CISCO? Ou apenas tem vontade de conhecer, saber configurar, roteadores e firewalls da CISCO?

Se a resposta a pelo menos uma das perguntas acima for positiva, então você deve estar usando algum dos simuladores de equipamentos Cisco existente no mercado (BOSON, PacketTrace...). Se ainda não está usando nenhum, melhor ainda, você não vai precisar migrar de ferramenta.
Conheça o:



Isso é uma propaganda???? É, é uma propaganda, e eu não estou ganhando nada com isso.

Diferente dos simuladores de equipamentos Cisco no mercado, o dynamips não simula os equipamentos, ele emula os sistemas operacionais dos equipamentos da Cisco. O sistema operacional usado nos roteadores Cisco é o IOS, e assim como com o VMware, você pode virtualizar sistemas operacionais em seu computador (caso possua uma ISO do sistema), com o GNS3/Dynamips você poderá fazer o mesmo para o IOS.


Qual a diferença entre o GNS3 e o BOSON ou outros simulaodres? A diferença é que no caso do GNS3 você estará usando o sistema operacional real desenvolvido pela Cisco, enquanto nos simuladores você só poderá usar os comandos que o desenvolvedor do simulador quis colocar no programa dele. Ou seja, você está interagindo com uma aplicação criada por terceiros, e não com o software real da Cisco.


Qual o problema em usar um simulador? Simples: limitações. Os emuladores LÓGICO, não possuem todos os comandos que um IOS possuem, e se você virtualizá-lo usando um IOS real você terá todos os comandos. Ainda os emuladores possuem limitações de, por exemplo, quantidade de ACLs que você pode criar. Já com um IOS real você tem apenas as limitações da versçao do IOS que você estiver usando. E isso aconteceria da mesma maneira no mundo real.


Em fim, o GNS3 é uma excelente escolha para os estudantes e profissionais que querem se aprofundar nas tecnologias da cisco e/ou simular ambientes reais.



Massa! Agora... Como instala?

Em primeiro lugar, satisfaça as dependências. Não se esqueça de instalar estes pacotes:
  • Qt 4.3 (ou maior)
  • Python 2.4 (ou maior)
  • python-sip-4.7.6 (caso n ache, procure por Sip 4.5 (ou maior))
  • PyQt 4.1 (ou maior)
Agora sim, ao GNS3!

Ser usuário de openSUSE tem suas vantagens hehehe. Conhecem o famoso "1-click Install" Haha! Clique na imagem para instalar!




Se mesmo assim não funcionar, experimente os pacotes para a versão 11.1:

i586
src
x86_64
Código-fonte

HOW-TO USE?

Aviso logo que se você não tem conhecimento em redes e protocolos de roteamento(estou falando em saber o que é um OSPF, PPP, Frame-Relay, BGP, Encapsulamento, ATM...) o GNS não será interessante, mas, no blog do meu amigo Cléber Brito(vulgo Cisco), creio que conseguirá pegar os macetes com mais facilidade. O sacaninha faz até video-aula(brinque sacana!).

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares