:::: MENU ::::

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Como sabem (ou não), onde trabalho estamos utilizando o novo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), mais especificadamente, a Nota Fiscal Eletrônica (NFe).
Isso eu não tinha postado aqui porque o problema estava ocorrendo comigo no trabalho e estava me rendendo algumas x 10²¹ reclamações dos usuários da rede. Como a rede é toda Microsoft (yes, believe!), não cabe reportar aqui meus problemas.
Enfim, para a utilização da NFe, você precisa de certificados Digitais, que são encontrados em dois modelos:
  • A1: Com validade de 1 ano e instalado no computador.
  • A3: Com validade de 3 anos e encontrado em forma de Token ou cartão, para prover portabilidade.
Utilizo o A1, com validade de 1 ano. Porém estes estavam a me dar dores de cabeças por um pequeno problema. Exemplo:
Estamos assinando NFe com o certificado A de uma empresa, tudo indo muito bem. Mas depois, vamos precisar assinar com o certificado B de uma outra empresa, ok, tudo lindo... Porém o problema ocorria quando precisávamos utilizar o o certificado A novamente. Este havia SUMIDO! Onde foi parar? Quem sabe!
Depois de muito tomar na cara pesquisar, tentei fazer o seguinte: Instalar os certificados por meio do navegador, no meu caso o Intenet Explorer (IE). Veeeeelho!! Num é que funcionou! =D
Se a instalação for feita do modo default (instalação pelo Windows Explorer), ele não permanecerá. Vai ficar ali enquanto você utiliza... Experimente mudar pra tu ver una cosa!
É isso, queria dividir com vocês essa experiência. Apesar de sermos uma comunidade *NIX, todo mundo se bate com um Windão no caminho...
Categories: ,

2 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares