:::: MENU ::::

sábado, 29 de dezembro de 2007


Foram lançados oficialmente pela Google os bots de tradução para o Google Talk. A idéia é simples, você adiciona o robô da tradução desejado no Google Talk e basta sair escrevendo em um idioma que ele lhe responderá automaticamente com a tradução.

A sintaxe para adição dos Bots é simples, utilizando a abreviação oficial dos idiomas, disponível aqui, pode-se adicionar o bot desejado seguindo o seguinte parâmetro:

[idioma de origem]2[idioma de destino]@bot.talk.google.com

Um exemplo: Para adicionar o Bot de tradução de inglês para francês, deve-se adicionar o seguinte bot: en2fr@bot.talk.google.com.

Entre os bots já disponíveis estão: ar2en, bg2en, de2en, de2fr, el2en, en2ar, en2de, en2el, en2es, en2fr, en2it, en2ja, en2ko, en2nl, en2ru, en2zh, es2en, fi2en, fr2de, fr2en, hi2en, hr2en, it2en, ja2en, ko2en, nl2en, ru2en, uk2en, ur2en, zh2e.

Faltou bot para tradução “Português - Inglês” e “Inglês - Português”, mas segundo o pessoal do Blog Oficial do Google Talk, já que o Talk utiliza o protocolo XMPP, muitas bibliotecas para este protocolo podem ser encontradas e muitos robôs podem aparecer por aí, não só como ferramente de tradução, mas como pequenos jogos e afins.

Mas afinal, qual a utilidade deste recurso, já que existem ótimos tradutores pela internet?

Segundo o pessoal da Google, como o Bot adicionado, pode-se conversar com pessoas de outro idioma sem mesmo falar uma palavra daquela lingua. Já imaginou você conversando com um Japonês, ao vivo, pelo Google Talk, sem precisar ficar se preocupando em procurar traduções? Pelo que lembro, há muito tempo atrás a Microsoft prometeu para o MSN algo parecido, porém até hoje nada foi feito. Ponto para a Google que saiu na frente!
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares