:::: MENU ::::

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

MetaReciclagem é principalmente uma idéia. Uma idéia sobre a apropriação de tecnologia em busca de transformação social. Esse conceito abrange diversas formas de ação: da captação de computadores usados e montagem de laboratórios reciclados usando software livre, até a criação de ambientes de circulação da informação através da internet, passando por todo tipo de experimentação e apoio estratégico e operacional a projetos socialmente engajados.

Vocês são, na verdade, um grupo que defende a inclusão digital, então!

Há controvérsias. Mas, ok, muitas das ações de MetaReciclagem inserem-se no contexto da inclusão digital. Mas não acho que podemos afirmar que esse é nosso objetivo. Nosso objetivo é a reapropriação tecnológica para a transformação digital. Tão vago que talvez nem possa ser chamado de "objetivo", é verdade. Mas assim é a vida, às vezes faltam nomes pra coisas que existem.

Mas vocês montam telecentros, né não?

Pode-se dizer que sim. Mas como o próprio conceito de telecentro pode definir aqueles projetos que juntam um monte de computadores, conectam os computadores à internet e acham que seu papel está feito, preferimos falar que nós criamos redes a partir do que chamamos de [ConecTaz]es.

Afinal, o que é que vocês são?

Na verdade, nessa pergunta é que reside o erro. Nós não somos o MetaReciclagem. Nós somos uma aglutinação de pessoas que fazem MetaReciclagem. Esse grupo emergiu descentralizadamente da rede. Não foi uma reunião de notáveis que criou um grupo, foram pessoas que se aproximaram porque tinham interesses e perspectivas em comum. Ou seja, MetaReciclagem é uma metodologia, um nome que algumas pessoas usam para definir e identificar uma maneira de lidar com a tecnologia, e que tem por objetivo a reapropriação tecnológica para a transformação social. MetaReciclagem, estruturalmente, aproxima-se mais de um movimento que surgiu de baixo para cima e que permanece aberto a quem quiser participar. É por isso que a MetaReciclagem não tem sedes, mas [[Esporos|esporos]]: pessoas fazem MetaReciclagem em um lugar. Outras pessoas ficam sabendo, decidem fazer MetaReciclagem em outro lugar e saem fazendo. E não precisam passar por um processo longo de aprovação, basta conversar com todo mundo na lista e pronto.

Hmm... acho que entendi. Mas então, como eu faço pra me tornar um@ metarecicleir@?

Se você está tão interessado a ponto de ler até aqui embaixo, é bastante possível que você já faça metareciclagem. Só falta chamar o que faz de metareciclagem e contar pra gente. A forma tradicional que as pessoas usam para fazer isso é cadastrando-se na lista de discussão. Se você quer criar um esporo de MetaReciclagem, dê uma olhada no roteiro de Replicacao.

Outras coisas

· RecentChanges

· WikiSandBox

· FindPage

· SyntaxReference

· SiteNavigation

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares