:::: MENU ::::

sexta-feira, 30 de outubro de 2009



Certificação profissional é um processo voluntário em que os indivíduos são avaliados diante dos padrões e normas predeterminados para conhecimento, habilidades e competências, e aos aprovados concede-se uma credencial válida por tempo determinado.

Modelo restrito basicamente ao reconhecimento de competências para o reconhecimento de competências para o exercício de uma atividade laboral. Pouco articulada à educação formal e programas educacionais (apenas pontualmente).

A certificação profissional estabelece controle em face da diversidade de instituições dedicadas a formação profissional.

Objetivos da Certificação
  • Reconhecimento formal dos conhecimentos, habilidades, atitudes e competências dos indivíduos requeridos pelos sistemas produtivos tomando como base padrões previamente estabelecidos.
  • Melhor organização do mercado de trabalho sob a ótica das funções laborais.
  • Padrão produtivo que atendam melhor ao consumidor/usuário.
  • Buscar atender as exigências de padrão de qualidade segundo parâmetros da competitividade internacional.
  • Inserir indivíduos em processo de educação profissional permanente.
  • Referência e garantia às empresas na contratação de trabalhadores e para programas de formação ou de treinamento.
A certificação normalmente exige a avaliação, incluindo o teste, e uma avaliação da instrução e/ou da experiência.


Tipos de Certificação

Existem dois tipos básicos de certificação: Proprietárias e Não-Proprietárias.

Proprietárias: Este tipo de certificação oferece conhecimento, habilidades e competências, sempre buscando se referir a produtos/serviços de marcas específicas. Desta forma capacita e certifica o profissional em produtos e serviços específicos. Exemplo: Cisco, 3Com, etc.

Não-proprietárias: Estas certificações profissionais oferecem conhecimento, habilidades e competências, sempre buscando referências em padrões e normas nacionais e/ou internacionais com total transparência a marcas e fabricantes. Nesse formato de certificação o conteúdo teórico e aplicações práticas são intensamente baseados em políticas, regulamentações, padrões e normas nacionais internacionais, tais como: IEEE, WIFI Alliance, WiMax Fórum, ETSI, ZigBee Alliance, WLANA, FCC, ISO, WiMedia Alliance, CompTIA, Anatel, entre outros.

Aos profissionais certificados geralmente é emitido um certificado que atesta o encontro da plenitude do conhecimento e aplicabilidade dos padrões da organização autora da certificação através da titulação que se faz tornar público tal credencial sob acrônimos, como por exemplo, WCET.


Por que a certificação desejável?

São inúmeras as vantagens na busca da certificação. A certificação transforma-se um reconhecimento público da realização profissional, tanto dentro como fora da profissão. Para muitos indivíduos, conseguir a certificação transforma-se um objetivo profissional pessoal, uma maneira de testar e mensurar seu conhecimento. Outros vêem a certificação como uma ajuda ao avanço na carreira.
Extraído e adaptado do site da Lancore

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares