:::: MENU ::::

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Recentemente comprei um disco de 500GB, pra brincar em casa e fazer meus testes. Eu geralmente gosto de brincar com várias partições (vide post onde eu faço um tri-boot). Neste disco de 500GB não foi diferente, a não ser pelo fato dele estar "bichado". Estalava mais que catraca de bicicleta na troca de marcha. Enfim... Troquei o disco defeituso e... Adivinha! Peguei outro com o mesmo problema!. O F*d@ é que eu já tinha colocado meu backup nele!
Mas enfim... peguei outro disco, consegui recuperar meu backup e agora tá na hora de devolver o disco, mas...não pode ir com nossos dados né!
Nesse post vamos aprender a usar o FDISK, uma ferramenta bastante útil nessas situações: Formata, Cria, Edita, Move, Redimensiona.. enfim, faz misérias...

Listando os discos
O primeiro passo é saber em qual disco você vai trabalhar. Usando o comando:
# fdisk -l
Você conhecerá todos os discos conectados e ligados. Até mesmo aqueles discos que não estão montados serão expostos.


Entrando no fdisk
Após localizado, hora de agir:
# fdisk -u /dev/sdb
Nessa situação, meu disco "Bichado" foi conectado e recebeu o /dev/sdb como seu dispositivo.


Lista de opções
Nada mais justo, nada mais justo, como diria Senhor Donizildo na charge com o Chuq Nóia xD
Depois de estar dentro, o mais conveniente é saber usar suas funcionalidades.

Bom, não tenho muito o que dizer. As opções se auto explicam. Ok, está em inglês, mas.. fala sério! Usa o translator!

Listando os tipos de partições
O Fdisk trabalha com vários sistemas de arquivos. Vários eu não conhecia, alguns ouvi falar mas em grande parte nem sabia que existia. Pra não chamar de ferramenta do vovô, veja que ele suporta até de VMware =D


Exibindo a tabela de partições
Agora que vocẽ já se familiarizou com a ferramenta, hora de mostrar o que você veio fazer aqui. Primeiramente veja quais são suas partições, o que você quer e não quer, tome nota se prepare pra derrubar!

  1. Em azul: Duas partições NTFS (C e D, respectivamente)
  2. Em vermelho: área que o Windows cria para sua segurança de seu sitema de arquivos NTFS (??LOL??)
  3. Em verde: É a raiz ("/") e o meu home ("/home"), usando o EXT3

Removendo uma partição
Como em qualquer lugar, o processo de remoção é altamente intuitivo, é incrível como nós seres humanos temos esse dom de achar essas funcionalidades. Mas enfim, voltando... A opção "d" pedirá qual é o número da partição que deve ser removida.


Criando uma partição
Concordemos que tudo que desce possui uma subida incerta, mas nessa situação, é de lei! Recriamos a parição com o botão "n", definimos se será uma partição primária ou extendida. É importante vocês conhecerem sobre isso, mais informações podem ser obtidas aqui


Criando uma partição extendida
EU sei que vocês leram e estão sabendo sobre partições extendidas...

Observem o erro. Ele ocorreu porque a partição primária já ocupa aquele dispositivo (/dev/sdb1). As partições que vierem na sequência devem alocadas após ela.

Finalizando o disco
Hora de finalizar o disco e verificar se deu tudo certo. Tudo o que você fez ainda não tem validade. Apenas após de escolher a opção "w" que as alterações serão aplicadas ao disco.

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares