:::: MENU ::::

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Todo celular GSM possui o International Mobile Equipment Identity conhecido como (IMEI), um número de identificação do aparelho com 15 algarismos, que é programado na fábrica.

É possivel você descobrir o seu teclando apenas *#06#.

Esse número é único e para sua segurança você nunca deve divulgar o número IMEI do seu celular, muito menos coloca-lo na Internet.


Saiba como o IMEI funciona:

Cada vez em que é ligado, o celular executa um procedimento conhecido como registro.

Durante este processo, o IMEI do celular é checado em um banco de dados chamado EIR - Equipment ID Register que fica na operadora. Nesta base de dados o aparelho pode ser caracterizado como verde, cinza ou preto.

- Verde representa que o celular encontra-se regularizado.
- Cinza que o celular é suspeito de roubo ou fraude.
- Preto que o celular é roubado e não pode ser utilizado.

O EIR é hoje o principal mecanismo de combate ao roubo de celulares. Já começam a surgir no mundo grandes bases de dados que alimentam os bancos de dados das operadoras com o IMEI de aparelhos roubados; algo como um SPC dos celulares roubados.

Teoricamente esse sistema funcionaria, não fosse um detalhe quase desapercebido: O IMEI de um aparelho pode ser trocado. Ao trocar o IMEI do celular roubado, o ladrão seria capaz de limpar o celular. Isso acaba alimentando a indústria de roubo de aparelhos de Celular GSM.

Além da fraude acima onde IMEIS "LIMPOS" são utilizados para esquentar celulares roubados outra forma de fraude é a clonagem do celular.

Normalmente pensa-se que só há a clonagem, mas, existem diversas formas diferentes e mais ainda, com utilizações das mais variadas.

Especificamente em celulares GSM, usa-se a mudança de IMEI para evitar o rastreamento do celular, uma vez que se torna mais difícil rastreá-lo, pois é possível se pensar que estão sendo usados diferentes aparelhos.
Esse tipo de fraude é muito usada por quadrilhas que vendem celulares que serão utilizados em presídios, seqüestros, tráfico de drogas, etc.
Categories: ,

3 comentários:

  1. Caso você precise de celular Sony, acesse o fórum que fala sobre celulares Sony e celulares espiões. Os temidos celulares da atualidade que gravam todas as ligações.Tem link também para celulares da Nokia, Motorola, Samsung, LG. Dicas toques e muito mais

    ResponderExcluir
  2. Minha empresa terceirizada da telefonica está pedindo imei do meu celular pessoal para fins de trabalho oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  3. Posso dizer os 3 últimos números do IMEI pra uma pessoa desconhecida?

    ResponderExcluir

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares