:::: MENU ::::

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Comércio Eletrônico e Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (ICT4BUS), incorporou à sua política de direitos autorais o uso de licenças alternativas para os softwares desenvolvidos através de projetos financiados pelo Banco.

Uma vez concluído o projeto financiado pelo ICT4BUS, a entidade executante poderá solicitar ao Banco o outorgamento de uma licença sobre o software desenvolvido. Este será, então, disponibilizado sob uma das licenças Creative Commons ou open source.

Alberto Cerda e Claudio Ruiz, da ONG Derechos Digitales, organização parceira do Centro de Tecnologia e Socidade (CTS) da FGV DIREITO RIO que prestou assistência técnica ao BID, afirmaram que esta nova política é um avanço na proteção dos interesses do Banco e, por sua vez, na permissão do progressivo acesso e uso dos softwares por órgãos executores das iniciativas e outros interessados. Desta forma, reduz-se a burocracia outrora necessária à replicação, regional e extra-regional, de projetos bem-sucedidos que tenham recebido o apoio do Banco.

Saiba mais aqui.

Fonte: Creative Commons

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares