:::: MENU ::::

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Para entendermos o surgimento do Software Livre, é válido compreendermos, primeiro, o que é o software proprietário e o papel das grandes empresas de software na monopolização do conhecimento.
Como mencionado, um software é uma estrutura lógica desenvolvida por programadores. Essa estrutura lógica, isto é, os tijolos que compõem um software, correspondem aos bits: 0’s e 1’s .
Porém, um programador não pode desenvolver um programa utilizando-se de 0’s e 1’s, que é uma linguagemsomente compreensível pela máquina — e não por seres humanos. Para tanto, os programadores utilizam linguagens de programação que possuem palavras chaves e estruturas que permitem enxergar um programa como uma receita de bolo, isto é, um conjunto de instruções denominado código fonte . Por exemplo:

+ Programa pede que o usuário digite sua idade e tecle Enter
+ Programa recebe a informação (idade)
+ Se idade for maior ou igual a 18 mostra mensagem na tela: “Você já é um adulto!”
+ Se idade for menor que 18 mostra mensagemna tela: “Você ainda é um adolescente”

O código fonte seria a representação desses passos em uma linguagem de programação (C++, C, Java, Pascal etc).
Esse código fonte ao ser processado por um outro programa, denominado compilador, transforma-se em 0’s e 1’s para que possa ser entendido pela máquina. Quem quiser modificar o programa precisa ter o código fonte já que 0’s e 1’s não são compreendidos pelo homem.
Antigamente, os programadores compartilhavam seus códigos fontes uns com os outros e, assim, todos podiam modificar o programa e também partilhavam as mudanças. Este hábito era bastante difundido nas grandes universidades estadunidenses das décadas de 60 e 70 e sempre foi bastante condizente como espírito acadêmico, cujos princípios de liberdade e cooperação se assemelham aos da cultura hacker .


fonte: Cartilha de Software Livre (PSL-BA)
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Só não vale xingar a mãe ou puxar cabelo nos comentários =)

Posts populares